Eficiência Energética Solidária

separator

  • O objetivo do projecto Eficiência Energética Solidária é a redução do consumo de energia elétrica e promoção do conforto energético de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

  • Eficiência Energética Solidária é uma iniciativa promovida pela AREAC e financiada pela ERSE. Este é um projeto desenvolvido a implementar pela AREAC, AMESeixal, S.Energia, Cascaispróxima e Energia Lateral.

  • Esta medida pretende contribuir de forma decisiva para mudar a gestão energética nas entidades aderentes, e os seus resultados serão aproveitadas para potenciar a replicação às outras IPSS do País.

  • O alvo principal são IPSS do setor de apoio social a idosos e crianças, saúde e educação e coloca-se como meta uma redução nos consumos de electricidade de pelo menos 15% decorrentes de acções identificadas com este projecto.

  • Na primeira fase a medida irá ter participação de 10 instituições para um projeto piloto que tem como objetivo aferir boas praticas de gestão de energia em Instituições. Nas instituições piloto serão instalados sistemas de gestão de energia e serão realizadas auditorias energéticas.

  • Numa segunda fase irão participar um total de 60 instituições. Estas instituições serão selecionadas e serão convidadas a participar no projecto que implicará o desenvolvimento de um diagnóstico e plano de redução de consuos. As instituições irão receber um sistema de monitorização de energia simples.

  • Dentro das actividades do projecto irão ser desenvolvidos conteúdos para informação e formação das IPSS na temática Eficiência Energética, irão ser realizadas sessões de formação e um concurso que será o culminar da medida.

  • O concurso irá premiar as 3 melhores IPSS com vales de compra de material de eficiência energética com um valor de 5.000€ cada.

Pretende-se que os resultados do projetos sejam replicados posteriormente nas restantes instituições existentes no país.

Eficiência energética solidária - Fases do projecto

Não deixe de consultar o regulamento do projecto para saber como se candidatar.

Descarregue o PDF com todas as fases e datas.

De 15 de Maio de 2017 a 30 de Outubro de 2018, está a decorrer o projecto Eficiência Energética Solidária, dividido em 4 Fases.

Projeto Piloto

De 15 de Maio a 30 de Junho de 2017

  • Serão selecionadas 10  instituições para um Projeto Piloto que passará pela realização de Diagnósticos Energéticos elaborados por equipa técnica da organização do projeto e irão ser instalados sistemas de gestão de energia.

Inscrição Concurso

De 15 de Maio a 15 de Setembro de 2017

  • Nesta fase as IPSSs poderão candidatar-se a participar no projeto.
  • A inscrição deverá ser feita na plataforma online, no website www.eficienciaenergeticasolidaria.pt.
  • Serão selecionadas as 60 IPSS a participar na formação.

Desenvolvimento de Diagnósticos e Planos de Racionalização

De 01 de Março  2018 a 31 de Julho 2018

  • O início desta fase passará pela divulgação de boas práticas de gestão de energia elétrica a um grupo de 60 IPSS. As  IPSS serão desafiadas a participar num concurso.
  • Para tal deverão em conjunto com as agências de energia elaborar um plano de racionalização de consumos energéticos.
  • Deverão carregar no portal, dados para delinear planos de redução do seu consumo.
  • Os planos apresentados pelas IPSS serão alvo de avaliação por parte de um júri.
  • As 3 IPSS melhor classificadas irão receber cada uma 1 vale de 5.000€ em material de eficiência energética

Conclusão

Até 30 de Outubro  2018

Como resultado final de implementação da Medida serão realizadas 3 seminários, na zona norte, na zona centro e na zona sul de Portugal Continental para apresentação dos resultados os resultados da implementação da Medida a todas as IPSS’s participantes e onde serão entregues os Prémios EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SOLIDÁRIA.

INSCREVA

a sua IPSS

Já foram seleccionadas as 60 instituições que irão receber um sistema de monitorização de energia simples.

O próximo passo é apenas para as instituições que foram seleccionadas e estará disponível brevemente através do preenchimento de um formulário para a realização de um Plano de Poupança Energética.

PARCEIROS
FINANCIAMENTO
AREAC - Agência Nacional energia e ambiente do centro
AMESEIXAL
Cascais Ambiente
Energia Lateral
S.Energia
ERSE